sábado, 8 de junho de 2013

Horta em Vaso

Aqui vai mais uma dica, como fazer uma horta em vaso em entrevista a TV Diário-Globo de Mogi das Cruzes

Veja video no link abaixo



Salsinha (Petroselinum crispum) Usada em saladas, molhos e sopas. São ricas em vitaminas A, B1, B2, C se consumida cruas, quando cozidas perde parte dos componentes vitamínicos. Originária da Europa, de ciclo bienal seu crescimento é em média de 50 cm. Existe a salsinha crespa. A colheita pode ser feita após 60 dias do plantio, com uma tesoura esterilizada fazer uma poda drástica para estimular a rebrota. A próxima colheita será em média após 40 dias.
Manjericão (Ocimum basilicum) Muito usado em saladas, massas, molhos, omeletes e sanduiches. Originário da Índia, seu crescimento chega em média a 1,20 m. Existe o manjericão anão e o roxo, é fonte de cálcio, vitamina A e C, potássio e manganês. A colheita pode ser feita 3 meses após o plantio, pode-se tirar folhas manualmente ou com o auxílio de uma tesoura esterilizada cortar os galhos, não aceita poda drástica. Esperar em média 2 meses para fazer nova colheita. Pode congelar as folhas que sobrarem.



Hortelã (mentha spp) É usada em preparo de chás, assados e na cozinha árabe. Nativa do Oriente Médio, planta rasteira que pode alcançar 60 cm de altura é fonte de vitamina A, B e C. Após 4 meses de plantio já pode fazer a colheita das folhas. É cultivada a meia sombra.
Coentro (coriandrum sativum) Mais usado em culinária nordestina. Originário do sul da Europa pode chegar até 60 cm de altura, é fonte de magnésio, cálcio, fósforo, ferro, fibras e ácido ascórbico. Tem um aroma singular que combina muito com pratos de frutos do mar na forma de marinadas e caldos de peixe. Faz parte do famoso molho curry. Sua colheita pode ser feita após 50 dias do plantio com auxílio de tesoura esterilizada, corte as folhas mais velhas.
Alecrim (Rosmarini officinalis) Usado em carne de porco, cabrito, carneiro, peixe, aves salsichas, linguiças e batatas assadas. É usado também para aromatizar vinagres e óleos. Originária da costa do Mar Mediterrâneo seu crescimento pode chegar até 1,50 m. A colheita é feita após 6 meses do plantio que pode ser manualmente ou com o auxilio de uma tesoura esterilizada pode cortar os galhos, não aceita pode drástica. Solo arenoso. Pode ser plantada em local de meia sombra ou sol pleno.



Capim limão (cymbopogon citratus) Usada em saladas de pratos típicos vietnamitas e tailandeses, assim como em sopas, aves, peixe e doces. Nativa da região tropical da Asia. Cresce em touceiras até 80 cm em média e as folhas mais consumidas são as mais tenras. A poda pode ser drástica com 3 ou 4 cortes ao ano , sempre com tesoura esterilizada. Se sobrar pode cortar em pedacinhos e congelar. É usada como chá calmante.
Cebolinha (allium schoenoprasum) Usado crua em saladas, em pasta de queijo fresco também em ovos e molho tártaro. Originária da Europa. Crescimento de 30 cm em média. Aprecia solo rico em matéria orgânica em local com boa iluminação ou meia sombra. A poda pode ser drástica cortando com tesoura esterilizada da parte branca para cima. Se quiser pode cortar em pedacinhos e congelar.
Lavanda (lavandula spp) Em outros países é usada para temperar carnes e legumes, mundialmente usa-se como chá. Originária da região do Mediterrâneo, seu crescimento é de 60 cm e precisa ser replantada anualmente para um vaso maior. Pode colher sua folhas após 3 meses de plantio. Cultivada em local de meia sobra ou sol pleno e solo arenoso.







Deu praga na minha planta e agora?






Quem não gosta de ter um pouquinho da natureza dentro de casa? Livre da presença de pequenos insetos que podem causam vários estragos e doenças e que em muitos casos acabam até matando a planta.

A dica é manter as plantas em locais adequados com suas características quando são de sombra ou sol pleno. Se for plantado em locais inadequados é certeza do aparecimento de pragas.

Se aparecer lagartas em vasos ou em canteiros, podem ser removidas manualmente, use luvas. E fique de olho em caso de nova infestação.
Se o jardim for grande, há algumas receitas fáceis que podem ser utilizadas para afugentar as pragas. As receitas caseiras da vovó são excelentes, lembrando que o extermínio causará um desequilíbrio na cadeia alimentar. As receitas são fáceis de fazer e aplicar, e pode ser uma bela terapia para fazer no final de semana em família.

O melhor horário para pulverização é na parte da manhã ou ao entardecer.

Macerado de alho: Usada contra brocas, cochonilhas, ácaros, pulgões, lagartas e ferrugem
Macere um dente de alho e coloque um litro de água, deixe descansar por 12 horas, coe e já pode pulverizar.

Hortelã: Afugenta insetos.
Deixe ferver um litro de água e acrescente uma xícara de chá de hortelã e deixe descansar por 10 minutos com a panela tampada. Coe e deixe esfriar, depois é só pulverizar.

Pimenta: Repele cochonilhas e pulgões
Macere uma pimenta e acrescente um litro de água, tampe o recipiente e deixe descansar de um dia para outro. Coe e já pode pulverizar. Cuidado com crianças e animais domésticos, devido sua ardência.

Folha do tomateiro: Elimina pulgões
Ferva um litro de água e acrescente uma xícara de folhas do tomateiro, tampe e deixar descansar por uma hora. Coe espere esfriar e já pode pulverizar.

Calda de fumo de corda: Elimina cochonilhas, pulgões e ácaros
Deixe de molho em um litro de água fria cinco centímetros de fumo de corda acrescente uma tampinha de álcool. Deixe descansar de um dia para outro. Coe e dilua em água na proporção 1:3

Calda de sabão de coco: Contra cochonilhas, pulgões, ácaros e fungos
Ferva dois litros de água e acrescente uma colher de sopa de sabão de coco raspado, mexa até dissolver o sabão e desligue o fogo e deixe esfriar, coe e pulverize.



sexta-feira, 7 de junho de 2013

Plantas tóxicas


Existem plantas que apesar de belas são tóxicas, mas muito usadas no paisagismo e podem provocar sintomas como coceira, convulsão, falta de ar, diarreia, vômito, vermelhidão na pele, aumento dos batimentos cardíacos e em alguns casos até a morte, tanto ingerida como por contato.
O importante é deixar as crianças e os animais de estimação longe do alcance destas plantas.
Em caso de dúvida você pode entrar em contato com o centro de intoxicação da sua cidade e informar os sintomas.

Segue a lista de algumas plantas:                                                                                      
Azaléia (Rhododendron SP) 












Comigo ninguém pode (Dieffenbachia picta)







Coroa de cristo(Euphorbia milii)








Bico de papagaio (Euphorbia pulcherrima)










Hortência (Hydrangea macrophylla)












Costela de adão (monstera deliciosa)













Tinhorão ( Caladium Bicolor vent)













Avelóz (Euphorbia tirucalli L.)










Espirradeira (Nerium oleander L.)














Alamanda (Allamanda  cathartica)












Jasmim manga (plumeria rubra)












Espada de São Jorge (Sansivieria trifasciata)